sábado, 1 de março de 2014

Laser, seu uso na podologia


Os efeitos terapêuticos do laser são inúmeros, devido à sua amplitude nas possibilidades de aplicações.
O laser possui 3 características peculiares, ou seja, é uma luz: colimada (sempre com o mesmo diâmetro), coerente (com o mesmo comprimento de onda) e monocromática (só com uma cor) onde apenas a porção boa da luz é utilizada.
Embora seja uma considerada energia pura, possui algumas contraindicações, como por exemplo, a aplicação em: grávidas, portadores de marca-passo, glândulas hiperativas e manchas irregulares.
Sua ação regeneradora, anti-inflamatória, analgésica, fungicida e cicatrizante é notada em curto prazo e o mais  importante: o efeito é contínuo após uma única aplicação, ou seja, a condição de melhora é visível e se mantém por muito tempo. O tempo da continuidade desse efeito pode ser notado por até 45 dias após a aplicação, mas devemos considerar que cada organismo tem uma maneira de reagir aos diversos tipos de tratamentos, considerando suas condições naturais e sistema imunológico.
Sua aplicação é pontual e trabalha cada cm² da área a ser tratada. Por ser energia pura e de alta intensidade, toda energia direcionada é absorvida pelas células, essa por sua vez reage no tecido quimicamente, por esse motivo falamos que o laser é um biomodulador tecidual.
A principal diferença da ação do laser das outras técnicas utilizadas na Podologia é que o benefício celular é produzido de dentro para fora, ou seja, a célula absorve os efeitos do laser através da sua ação nas mitocôndrias, promovendo sua rápida recuperação e cura. No tratamento da onicomicose o laser mais adequado é o vermelho, pois, possui melhor absorção na superfície da pele ou lâmina ungueal (unha).
No caso da onicomicose, que é a infestação da lâmina ungueal por fungos e/ou cândidas, devido ao ambiente propício para se instalarem: quente, úmido e escuro, o laser atua como acelerador no crescimento da lâmina saudável e carboniza os fungos através da terapia fotodinâmica.
Com o crescimento rápido da lâmina, a região infestada é rapidamente eliminada.
No tratamento das onicomicoses, utilizamos o azul de metileno, a 0,01% sem álcool ou a ortotoluidina, a cor azul absorve a luz na forma de calor e cauteriza a região contaminada.

O tratamento da onicomicose com laser oferece várias vantagens em comparação ao tratamento convencional com medicamentos: não apresenta perigo de intoxicar os órgãos internos, não causa mal estar durante o tratamento e não há relatos científicos de resistência do fungo ao laser. Isto significa que, mesmo se a pessoa parar o tratamento por um tempo, o efeito destrutivo do laser sobre o fungo permanecerá o mesmo e o tratamento retornará com o mesmo sucesso.



Fonte de pesquisa:  www.revistapodologia.com


VENHA JÁ FAZER SUA AVALIAÇÃO GRATUITA!!! LIGUE 27-3039 9810/ 99686 6661 

Nenhum comentário:

Postar um comentário