domingo, 24 de março de 2013



Oleo Ozonizado e seu uso na Podologia

Ozônio (O3) é uma substância gasosa normalmente presente na atmosfera terrestre. Pode ser obtido artificialmente através da ativação energética do oxigênio em um campo elétrico. Trata-se de uma ligação altamente instável. Em estudos realizados em Cuba demonstram que o Ozônio, em veículo oleoso, pode se manter estável por mais de 6 meses. Os melhores óleos são o azeite de oliva e  o óleo de coco, mas o óleo que mais mantém as propriedades do O3 é o Óleo de Girassol.

Principais aplicações tópicas do óleo ozonizado:
-Ulceras de pele; infecções nas unhas; feridas cutâneas;
-Infecções da pele: Bacteriana, Fúngica e Viral;
-Queimaduras;
-Lesões por traumas; cirurgia/sutura; Picadas de insetos;
-Herpes Simples; Herpes Zoster;
-Onicomicose;
-Otites entre outras aplicações.
Veremos a seguir um protocolo de atendimento com Laserterapia e o Óleo Ozonizado
Paciente com Onicomicose.
Foi feita a retirada da parte contaminada da lâmina e aplicado azul de metileno para melhor captação da luz e aplicado o laser em sessões de 20 Joules por cm quadrado por 5 semanas seguidas. E a paciente aplicava óleo ozonizado todos os dias por 2 vezes por dia, na lamina contaminada.

Ps.: Paciente ainda em tratamento.
Mecanismo de Ação
Um dos principais e mais conhecido mecanismo de ação do ozônio está relacionado à sua atividade altamente oxidativa,  sendo um agente potencialmente biocida, atuando contra fungos , colônias bacterianas, vermes  e vírus. Nenhum outro agente tem sido capaz de combater  tantos patógenos como o ozônio. Comparando o efeito de diferentes gases (GásCarbônico e Hélio à concentração de 99,99% e Ozônio à concentração de 0,4%) sobre o crescimento de diversas cepas bacterianas (Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa) num estudo in vitro, Pereira et al, concluíram que o ozônio promoveu a esterilização de 100% dos espécimes.
Os seres menos desenvolvidos (bactérias, fungos e vírus) não possuem sistemas complexos de reparo a estruturas nobres, tais como o DNA e RNA, portanto o ozônio reage com tais cadeias, clivando-as, impedindo a replicação celular e produção de aminoácidos, levando o organismo à desnaturação e morte
Além do efeito biocida, o ozônio se comporta de maneira diferente quando administrado nos sistemas biológicos, exercendo ação estimulante sobre os sistemas circulatório, imunológico, reparativo e neurológico.

Efeito:

Foram selecionados 20 pacientes que apresentavam feridas e fístulas incuráveis pelos métodos convencionais, sendo submetidos à administração de 1 a 3 ml de óleo ozonizado previamente a curetagem e drenagem das feridas e fístulas. Dos 20 pacientes tratados, 19 apresentaram cura ou remissão dos sinais e sintomas da infecção, havendo eliminação de pus, reepitelização e fechamento das ferida. 
Bibliografia: Rev.Saude.com.2009/Aplicações clinicas do Ozonio na Odontologia/Oliveira AF & Mendes HJ

3 comentários:

  1. tenho um aparelho ozonizador que gera 400mg\h gostaria de saber se posso ozonizar oleo de coco ou so funciona com aparelho ozonizador medicinal?

    ResponderExcluir
  2. tenho um aparelho ozonizador que gera 400mg\h gostaria de saber se posso ozonizar oleo de coco ou so funciona com aparelho ozonizador medicinal?

    ResponderExcluir